Compartilhe:

Pessoas com uma alimentação ruim são mais vulneráveis a infecções e doenças, pois seu sistema imunológico não tem o que necessita para funcionar adequadamente. Por isso, confira abaixo alguns minerais e vitaminas que auxiliam no funcionamento do sistema imunológico!


Vitamina D

A vitamina D age, como uma fonte de energia para as células T. Aqueles com falta de vitamina D são mais propensos a ter gripes, resfriados e infecções. Pessoas com níveis inferiores de vitamina D são mais propensas a sofrer de infecções do trato respiratório. Para melhorar os níveis de vitamina D tome sol, consuma alimentos como salmão, atum enlatado, sardinha, gema de ovo, queijo suíço, bife de fígado… e utilize suplementos vitamínicos.

 

Vitamina C

A vitamina C é um antioxidante e o seu consumo regular pode diminuir a duração de resfriados e fazer com que os sintomas sejam mais amenos, ela é de grande ajuda no tratamento da gripe logo após o surgimento dos primeiros sintomas. Por isso consumi-la diariamente é ótimo para seu sistema imunológico. As frutas e vegetais são ótimas fontes de vitamina C, você pode encontra-la na goiaba, kiwi, morango, laranja, pimentão, brócolis, couve-de-bruxelas, goji berry, cranberry e caju. Consumir vitamina C em capsulas é uma boa escolha também, se for o caso, evite os efervescentes, pois estes podem causar desconfortos gastrointestinais. 

 

Zinco

Conhecido por combater infecções, o zinco também e de grande importância para produção hormonal e a imunidade. Deficiência de zinco no organismo pode aumentar o risco de pneumonia e causar problemas gastrointestinais. Foi demonstrado que suplementos de zinco podem ajudar a diminuir a duração da gripe. Você pode encontrar o zinco no feijão, castanha de caju, amendoim, leite, camarão, ostra, sementes de linhaça e é claro, na fórmula de algum multivitamínico.  

 

Selênio

Além de ser antioxidante o selênio é um mineral essencial para o equilíbrio hormonal. A deficiência de selênio foi relacionada à maior patogenicidade de vários vírus e menor taxa de sobrevivência na pneumonia devido a vírus influenza. Peixes e a castanha-do-pará são ótimas fontes de selênio, suplementos também são boas opções.

 

Spirulina

A Spirulina é uma microalga conhecida por saciar o apetite. Ela também é muito rica em
vitaminas do complexo B, ferro, cálcio e outros nutrientes. O consumo diário de spirulina oferece proteínas bioativas com a capacidade de estimular imunidade, para isso procure por uma spirulina orgânica, de boa procedência.

 

Alliums

Agentes antibióticos e antimicrobianos naturais que reforçam a imunidade. São eles cebola, alho-poró, alho e cebolinha aumentam os níveis de glutationa, outra alternativa é suplementos ricos em alicina.

dietaereceitas

Author: dietaereceitas

Compartilhe: