Compartilhe:

Saiba como começar a fazer a dieta detox e seus benefícios. 

A detox é conhecida como a dieta da desintoxicação, porque elimina as toxinas do corpo. Ela também é muito conhecida por um outro fator: a detox é uma das dietas indicadas para quem quer emagrecer rápido.

A base da detox é uma alimentação limpa. Grande parte dos alimentos que ingerimos hoje são cultivados com agrotóxicos, o que aumenta nossa ingestão de toxinas. Conservantes e corantes também entram nessa lista.

Como dá para perceber, é difícil se livrar das toxinas, já que elas estão muito presentes em nossas vidas. Por isso, o recomendado no período da dieta é buscar por produtos orgânicos, sem conservantes e fugir dos enlatados e congelados.

 

Por que fazer a detox?

A resposta é simples: quando nosso corpo está com muitas toxinas, alguns órgãos começam a se sobrecarregar. Como consequência, mais hora, menos hora, sua saúde vai gritar para algum lado.

A desintoxicação fortalece os órgãos e ajuda a eliminar os quilinhos a mais. Assim, quando o verão chegar, você estará preparada para entrar bem nos seus biquínis.

 

Alimentos da dieta detox

A detox não conta calorias. Ela se preocupa em incluir alimentos ricos em fibras, com baixo índice glicêmico e alto valor nutritivo. O plano da detox consiste basicamente em:

  • Legumes (quanto mais frescos melhor)
  • Saladas
  • Frutas (com exceção da toranja – a laranja vermelha – todas são permitidas)
  • Não consumir carne
  • Manter-se longe da fritura
  • Não ingerir álcool
  • Beber muita água
  • Não consumir laticínios

Sobre não consumir carne, é importante ressaltar que isso não significa que a dieta não permite a ingestão de proteínas. O que a detox sugere é apenas a mudança da fonte dessas proteínas. Como alternativa, é possível adquiri-las em cogumelos, quinoa e proteínas vegetais, como tofu, por exemplo.

Para melhorar o funcionamento do sistema digestivos, tiramos o leite e derivados (queijo, iogurte, manteiga etc.) da alimentação durante a detox. Isso porque existe um tipo de proteína encontrada nos laticínios – a caseína – que demanda grande energia do corpo para ser eliminada. E o grande consumo dela pode produzir toxinas.

 

Tipos de dietas detox

Existem diferentes tipos de dieta detox, entre as mais conhecidas estão:

  • As baseadas em uma alimentação de frutas e vegetais
  • Baseadas em frutas
  • As que são baseadas em sucos de frutas e vegetais
  • E as baseadas em uma alimentação de líquidos

 

Detox Frutas e Vegetais

Essa é a dieta detox considerada a mais fácil de manter. Isso porque você não precisa restringir os sólidos (apesar de ela conter algumas restrições de alimentos, que podem ser conferidas na tabela de alimentos permitidos na dieta detox.

Nessa dieta, procure ingerir alimentos crus tanto quanto possível. Alimentos cozidos na água acabam deixando grande parte dos nutrientes nela. Prefira revogá-los no azeite e maneire no sal.

A detox de frutas e legumes permite variar o cardápio entre pratos, frutas in natura e sucos, o que dá a você a possibilidade de uma dieta equilibrada. Por isso, vale apostar na variedade dos alimentos.

 

Detox de Frutas

Aposte nas frutas vermelhas e cítricas, que têm um poder desintoxicação maior. Na detox de frutas, você pode optar por comê-las in natura ou pela combinação delas em sucos. Também vale fazer uma salada de frutas.

Não faça essa dieta por mais de 7 dias.

 

Sucos Detox

Nada de sucos de saquinho e caixinhas. Busque por frutas naturais e frescas. Principalmente no caso dos sucos, o ideal é consumir logo após a preparação, para preservar os nutrientes. A vantagem dos sucox detox é que eles são fáceis de preparar: com algumas frutas e um liquidificador você pode fazer rapidamente uma variedade de receitas.

Aqui, uma ótima combinação é adicionar verduras! De preferência, as de folhas verdes escuras (como couve, rúcula, espinafre e escarola). Nessa dieta, os legumes (como cenoura e beterraba) também devem ser batidos e bebidos.  A intenção é “facilitar” o processo de ingestão e da assimilação de nutrientes.

Outra dica detox é o suco de limão, que é um ótimo desintoxicante.

Como a dieta dos sucos elimina a ingestão de sólidos, é necessário ficar atento às reações do corpo. Como não estamos acostumados apenas com a ingestão de líquidos, o indicado é experimentá-la por um dia. Nunca deve ser ultrapassada a marca dos três dias na detox de sucos.

Para aguentar firme nessa dieta líquida, o segredo é variar o cardápio.

 

Detox Líquida

Além do cardápio de sucos, a detox líquida permite a ingestão de sopas. O que pode ser uma boa opção para substituir as refeições do almoço ou jantar. Uma dica é usar batata doce ou inhame para dar uma encorpada na sua sopa, o que vai lhe dar uma sensação de saciedade maior.

 

Comece sua dieta detox

Como seu corpo pode estranhar a mudança de cardápio, a sugestão é começar a dieta na sexta-feira à noite ou no sábado. Assim, sua rotina não é atrapalhada por algum mal-estar dessa mudança de alimentação.

 

Alimentos Permitidos na Dieta Detox

A detox propõe uma alimentação leve, limpa e livre de agrotóxicos. Por isso, busque por alimentos orgânicos e aprenda a preparar receitas práticas e fáceis à base de muitas frutas, verduras, legumes e proteínas de origem vegetal. Confira nossa lista de alimentos permitidos:

 Frutas
 Abacate Figo Melão
Abacaxi Limão Morango
 Ameixa Laranja Manga
 Banana Maçã Pera
 Damasco Mamão Tomate
Uva passa Ameixa seca
 Legumes
 Abóbora Berinjela Ervilha torta
Abobrinha Beterraba Nabo
Aspargos Brócolis Pepino japonês
 Acelga Cebola Palmito in natura
 Agrião Cenoura Rúcula
Aipim Couve Salsão (aipo)
Alface Couve-flor Shimeji
Alho Cogumelos paris Shitake
Alho poró Espinafre Vagem
Batata yukon
 Grãos e leguminosas
Arroz integral Grão de bico Quinua
Feijão Lentilha Farinha sem glúten
 Frutos Secos
Amêndoas Castanha do Pará Nozes
Castanha de caju
 Granola sem glúten
 Sementes
Chia Semente de abóbora Semente de linhaça
Gergelim cru
Semente de girassol  Sementes em geral
 Óleos
Óleo de coco Azeite de oliva Óleo de gergelim
 Ervas
Alecrim Hortelã Sálvia
Cebolinha Manjericão Salsinha
Coentro Orégano seco Tomilho
 Condimentos
Açafrão Cardamo Mostarda em pó
Anis estrelado Cravo Noz moscada
Canela em pó Cominho em pó

 

 Acessórios
Baunilha natural Mel Xarope de agave

 

Proteína Vegetal
Tofu Quinua Sementes

Alimentos não permitidos

Na contra mão da desintoxicação, os industrializados, congelados e frituras devem passar bem longe de você. Vale lembrar que o intuito da detox é limpar o organismo, por isso é importante não se autossabotar durante a dieta. A duração dela é curta e os benefícios são muitos!

Saiba quais alimentos estão proibidos durante seu período detox:

 Alimentos proíbidos
 Açúcar Carnes Frango
Adoçantes Chá preto Glúten
Alimentos com agrotóxicos Corantes Lactose
  Alimentos industrializados Defumados Massas
 Alimentos congelados Doces Ovos
Bebidas alcoólicas Enlatados e embutidos Refrigerantes
  Café Farinha branca
Cafeína Fast foods

É bom evitar…

Alguns alimentos e substâncias não estão proibidos durante a detox. Porém, sempre que possível, procure evitá-los:

 É bom evitar…
Cigarro Laxantes Sal em excesso
Gelatina light ou diet Molhos prontos

Beba água!

A água é extremamente importante para o bom funcionamento do organismo. Cerca de 8 copos por dia são a quantidade ideal para manter o corpo hidratado e o rim funcionando bem.

O consumo de outras bebidas, como o chá verde ou de ervas, também são uma boa opção. Suas propriedades antioxidadentes favorecem o sistema imunológico.

 

Compartilhe: