Que tal aproveitar o ar fresco e a natureza para perder uns quilinhos? A corrida pode unir tudo isso, bem estar, saúde e emagrecimento. Saiba como:
A corrida é esporte que pode ser praticado ao ar livre ou em uma esteira dentro de casa ou academia. Além de ser uma grande aliada da saúde, a corrida pode te ajudar a emagrecer.
Para praticar você não precisa equipamentos e nem pagar mensalidades. Você só precisa de um tênis, roupas confortáveis e água!
Benefícios que a corrida te oferece
- Melhora o sistema cardiovascular.
- Melhora a circulação sanguínea.
- Grande gasto energético.
- Fortalece a musculatura.
- Acelera o metabolismo.
- Aumenta a resistência.
- Diminui o cansaço ao realizar as atividades do dia a dia.
- Melhora o nível de colesterol.
- Melhora a capacidade cardiorrespiratória.
- Ajuda no funcionamento do rim.
- Melhora a qualidade do sono.
- Proporciona bem-estar.
Para ter uma melhor experiência, você precisa ter alguns cuidados:
- Passe protetor solar.
- Use um boné, chapéu ou viseira e óculos escuros.
- Procure lugares com lugar próprio para a prática, como parques e praças.
- Leva sempre uma garrafa com água para hidratação.
Una corrida e musculação!
Conciliar esses dois exercícios traz muitos benefícios. Fazendo musculação a pessoa irá precisar de um esforço menor para correr, pois a musculatura estará melhor preparada, melhorando seu desempenho de modo geral e aumentando o metabolismo.
Duas ou três idas a academia por semana, para trabalhar a musculatura são suficientes para se preparar para um melhor aproveitamento da corrida.
É importante trabalhar, não só os músculos das pernas, mas também focar nas costas e abdômen. É recomendado também trabalhar o corpo de uma forma global, para a manutenção da massa muscular e equilíbrio entre membros.
A intensidade dos exercícios deve ser de acordo com os seus objetivos, bem como tipo físico e faixa etária.
Você também pode incluir, diferentes atividades como por exemplo: Pilates que ajuda a melhorar a postura e a flexibilidade, que, por sua vez, ajudam na pisada e no posicionamento do corpo durante a corrida.
Por quanto tempo correr? Qual a distância? E a velocidade?
Segundo especialistas o ideal seria correr de 3 a 4 dias na semana, durante, em média, 45min por dia.
Você quer queimar gordura? Então o ideal é correr em ritmo moderado durante um longo período de tempo, a distância deve ser privilegiada em vez da velocidade. Já se você busca fortalecer a musculatura, um ritmo mais acelerado e uma distância menor é mais adequado.
Você pode intercalar as intensidades, em um dia correr de forma mais rápida e uma distancia curta, durante 20 e 30min e em outro, corra uma distância maior, de forma mais lenta, durante mais ou menos 1h.
Assim além de se queimar mais calorias, a variação de intensidade ajuda a acelerar o metabolismo.
Aprenda a respirar!
A quantidade de oxigênio que você precisa durante a realização do exercício varia de acordo com a intensidade. Você precisa inspirar um maior número de vezes e de diferentes maneiras (pelo nariz e pela boca).
Conforme o condicionamento físico vai melhorando, você vai, aos poucos, melhorando sua respiração. Com o tempo você terá mais facilidade para respirar enquanto corre.
A respiração ideal é feita inspirando 2 vezes pelo nariz e soltando o ar 3 vezes pela boca, tudo de acordo com o ritmo da sua corrida. Com o tempo você passará a respirar, corretamente, de maneira “automática”.
Pós corrida
Depois da corrida é importante fazer alongamentos, assim evitando lesões. Vale afirmar que alongamentos antes do exercícios devem ser feitos também.
O consumo de água é importante também após o exercício, deve-se além de hidratar o corpo fazer uma refeição leve, para assim repor os nutrientes perdidos.
O que fazer para ter um melhor desempenho
- Faça uma refeição leve duas horas antes do exercício.
- Respire adequadamente.
- Corra regularmente.
- Beba água durante e após o exercício.
- Faça aquecimento/alongamento antes e depois da corrida.
- Aumenta gradativamente o ritmo.
- Evite treinos excessivamente longos ou intensos.
- Descanse bem após o treino.
- Mescle com a musculação.
É sempre aconselhável buscar orientação de profissionais capacitados.
Deixe um comentário
Você precisa estar logado para postar um comentário.