Às vezes, apenas seguir uma dieta de emagrecimento não basta. É preciso também lançar mão de exercícios físicos especialmente desenvolvidos para acelerar a perda de peso.
Olá, amigas do Dieta e Receitas! Já conhece o HIIT?
Hoje quero falar de um tema muito discutido, mas que ainda está encoberto por mitos e meias verdades: exercícios para emagrecer.
Se eu perguntar às pessoas quais são os melhores exercícios para emagrecer, não tenho dúvida de que o primeiro a vir à cabeça da maioria delas é a corrida ou qualquer outro tipo de exercício aeróbico. E o porquê é simples, afinal os exercícios aeróbicos queimam gordura durante sua execução.
Exercícios Físicos Intervalados
Mas se eu disser que isso é um mito? Se eu disser que os exercícios físicos intervalados, realizados de maneira intensa, podem emagrecer mais que os aeróbicos? Não quero, com isso, apresentar um treino milagroso a vocês, apenas lhes apresentar um fato que já foi comprovado por inúmeros estudos como sendo a maneira mais eficiente para potencializar a perda de peso.
Sou um grande apaixonado por exercícios resistidos ou exercícios com pesos, conhecidos popularmente como musculação. Há comprovações científicas de que a musculação emagrece mais que os exercícios físicos contínuos (ou seja, aeróbicos), como a corrida. Mas neste artigo, não quero falar dessa forma de treinamento já tão difundida – apesar de muitos ainda não conhecerem todos os seus benefícios. Quero, sim, falar um pouco de uma modalidade que virou febre nas academias de todo o mundo: o HIIT (High Intensity Interval Training) ou, traduzindo, treinamento intervalado de alta intensidade.
O HIIT consiste em realizar esforços de alta intensidade e curta duração intercalados por períodos de recuperação. E pela praticidade e flexibilidade da sua aplicação, o HIIT pode ser utilizado em atividades já conhecidas, como corrida e musculação, ou simplesmente feito utilizando o peso do corpo. Com relação aos intervalos, não há como criar um padrão para períodos de exercício e descanso, pois os intervalos dependem da atividade praticada. Geralmente, são 20 segundos para exercícios de força, com 10 segundos de descanso, e de 15 a 20 segundos de sprint (tiros) de corrida ou então de 30 a 40 segundos de caminhada.
Treino para Emagrecer Rápido
Caso vocês tenham achado interessante este método, porque o problema reside justamente no pouco tempo disponível para se dedicar aos exercícios, experimentem hoje mesmo este treino que preparei para quem está com a saúde em dia. Mas lembrando que um profissional da educação física habilitado e experiente deve ser consultado para atingir resultados ainda melhores.
Este treino é para ser feito em 3 dias alternados.
Dia 1
(1) Com os pés alternados em posição de afundos, dê joelhadas e volte à posição inicial. Faça por 20 segundos, descanse 10 segundos e repita com a outra perna.
Serão 8 séries no total, sendo 4 séries para cada perna. Use um degrau para aumentar a dificultada.
(2) Em posição de prancha, suba uma das pernas, voltando à posição inicial. Faça por 20 segundos, descanse 10 segundos e repita com a outra perna.
Serão também 8 séries no total, sendo 4 séries para cada perna.
Dia 2
(1) Com os pés alternados em posição de afundos, desça até o joelho quase encostar no chão e, em seguida, suba até a posição inicial, sem estender totalmente as pernas. Faça por 20 segundos, descanse 10 segundos e repita com a outra perna.
Serão 8 séries no total, sendo 4 séries para cada perna.
(2) Com os braços afastados na largura dos ombros, apoie as mãos em um banco ou sofá. Desça até a articulação do cotovelo chegar a um ângulo 90 graus e volte à posição inicial. Para facilitar, coloque uma das pernas à frente, como mostra a imagem. Faça por 20 segundos, descanse 10 segundos e alterne a perna que está apoiando.
Serão 8 séries no total.
Dia 3
(1) Pule corda. Brinque com ela, salte abrindo e fechando as pernas lateralmente, suba os joelhos alternadamente, cruze as mãos. A corda é um ótimo exercício para o condicionamento e gasto calórico. Faça por 30 segundos e descanse por 15 segundos. Realize 10 séries dessa forma.
* Importante: utilizar a primeira série de todos os exercícios para conhecer o movimento, realizando-os de maneira mais lenta. Nas outras séries, faça de forma mais rápida.
Após 2 semanas, ou seja, 6 dias de treinos, você já se sentirá diferente. O treino de HIIT gera modificações rápidas no corpo e na saúde.
E para continuar com uma rotina de treinos, procure um profissional de sua confiança, habilitado e experiente.
Um grande abraço e até nosso próximo encontro!
Deixe um comentário
Você precisa estar logado para postar um comentário.