Compartilhe:

Acredite, a semente de abóbora é um opção de lanche prático e saudável. Veja:


Apesar de não ser comum no Brasil, a semente de abóbora é um alimento ótimo para a saúde, por conta de suas propriedades e nutrientes, sendo um lanche prático, rápido e fácil de ser consumido. 1 colher de sopa de semente de abóbora possui 54 calorias, sendo menos calórica que  a linhaça (80 kcal) e chia (73 kcal). Conheça melhor seus benefícios:

Benefícios da Semente de abóbora

Além de conter muitos nutrientes essenciais para o nosso organismo, tais como, zinco, potássio, fósforo, ferro, magnésio, ela contém muitos outros benefícios para a saúde. Veja a seguir:

É recomendável para diabéticos

Por meio de estudos em animais, há grandes evidências de que a ingestão de sementes de abóbora  ajuda a regular a insulina e a prevenir complicações diabéticas, diminuindo o estresse oxidativo.

Semente de abóbora ajuda a emagrecer

Sendo um alimento rico em fibras e ômega 9, a semente de abóbora não só melhora o funcionamento intestinal, mas também proporciona mais saciedade, pois retarda a digestão.

Beneficia mulheres  que passaram pela menopausa

Segundo estudos, o consumo de semente de abóbora em forma de óleo ajuda a reduzir os sintomas da menopausa. O colesterol bom HDL sofre um aumento significativo por conta dos fitoestrógenos naturais presentes no óleo de semente de abóbora, diminuindo também a pressão arterial, dores de cabeça, cólica, dores nas articulações e calores.

Previne a celulite

Devido à sua grande quantidade de magnésio, que faz parte de uma série de funções fisiológicas de extrema importância, a circulação sanguínea é favorecida, o que faz com que incluir as sementes na alimentação,  previna o aparecimento de celulites.

Fortalece o sistema imunológico, entre outros benefícios

As sementes de abóbora são uma rica fonte de zinco, que é importante para o seu corpo de muitas maneiras, definindo:

  • Imunidade;
  • Sono;
  • Humor;
  • Sentidos (paladar e olfato, principalmente);
  • Saúde da pele;
  • Crescimento e divisão celular;
  • Olhos;
  • Regulação de insulina;
  • Função sexual masculina.

Tudo isso faz com que o zinco seja essencial para o organismo. Sua deficiência está associada ao aumento de doenças, resfriados, depressão, fadiga crônica, acne, problemas de aprendizagem e mau desempenho escolar em crianças, entre outros.

Bem-estar

A semente de abóbora, aumenta consideravelmente os níveis de serotonina, gerando a sensação de ânimo, bem-estar e motivação.

Formas de consumo

Esta semente pode ser consumida como petisco (assada), óleo ou farinha. Em todos os casos, os benefícios serão os mesmos.

Petiscos de semente de abóbora

Segundo nutricionistas, é mais apropriado e confiável assar as sementes em casa, com uma pequena quantidade de sal. Porém, não deve passar de 20 minutos no forno médio, pois isso,  pode fazer com que o alimento perca algumas propriedades importantes.

Dica: se gostar, pode colocar também um pouco de alho ou pimenta do reino. Armazenar em pote de vidro.

Óleo de semente de abóbora

O óleo de semente de abóbora pode ser comprado pronto em farmácias ou lojas especializadas em produtos naturais. É ideal que seja puro, sem adicionais. É recomendado que seja consumido “cru”, sem cozinhá-lo, caso contrário, pode perder seus benefícios. Ótimo para ser adicionado em saladas, sopas e demais alimentos e pratos de sua preferência.

Farinha de semente de abóbora

A farinha, assim como o óleo, pode ser comprada já pronta em farmácias e lojas de produtos naturais, mas é fácil de fazer em casa também.

Para fazer sua própria farinha, você precisa deixar as sementes cruas de molho em água filtrada por algumas horas. Em seguida, seque-as e leve para o forno por 10 minutos, retire e torre numa frigideira.

Por fim, é só colocar no processador e peneirar para obter a farinha.

Dica: ela pode ser usada no preparo de biscoitos, bolos e pães, além de poder ser consumida com frutas, vitaminas, iogurte, leite, etc.

Você conhece alguma receita gostosa que utilize semente de abóbora? Conte para gente nos comentários!

Compartilhe: